terça-feira, 18 de novembro de 2025

Resenha: O Velho e o Mar - Ernest Hemingway

O Velho e o Mar é uma novela escrita em Cuba e publicada em 1952 por Ernest Hemingway.

Conta a história de Santiago, um pescador que está há 84 dias sem conseguir pegar nenhum peixe. Todos dizem que ele está vivendo um período de má sorte na sua pescaria, mas ele não perde a esperança de voltar a pescar.

Santiago tem apenas um amigo, um garoto chamado Manolin. Ele adora Santiago e o ajuda sempre que pode. Santiago vive sozinho, pois não tem mais família, mas sua amizade com Manolin é bonita e verdadeira.

No 85° dia, o pescador organiza tudo para ir ao mar tentar pescar novamente. Porém, dessa vez ele se afasta muito da costa e vai para uma parte onde os pescadores não vão. Só que ele acaba fisgando um peixe enorme, maior do que seu barco.

Ele tem que enfrentar uma longa luta com o peixe. Por isso acaba ficando no mar por vários dias. Nesse período, ele fica pensando, relembrando sua vida, suas pescarias, seu passado, sempre se lembrando do garoto Manolin.

Eu gostei muito desse livro, é uma história muito bonita. É bem reflexiva. Fala de esperança, amizade, perseverança, luta, solidão e respeito pela natureza.

Apesar de Santiago querer pescar o peixe, também sente pena dele, pois o vê como igual, pois os dois pertencem igualmente à natureza e merecem o mesmo respeito.

O Velho e o Mar tem uma escrita bem simples, mas muito bonita e poética. É um livro curto, mas com muito significado. Eu gostei muito e recomendo demais a leitura.

📚 Compre O velho e o Mar na Amazon

Título: O Velho e o Mar
Título original: The Old Man and the Sea
Autor: Ernest Hemingway
Editora: Bertrand Brasil
Gênero: Romance
Páginas: 124
Ano de publicação: 1952
Ano da edição: 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário