sábado, 14 de julho de 2018

Como conservar livros: 13 dicas essenciais para cuidar bem dos seus exemplares

Quer que seus livros durem mais e fiquem sempre bonitos na estante? Veja 13 dicas práticas para conservar livros e evitar mofo, poeira e danos na lombada.

Quem ama livros deseja que eles permaneçam conservados ao longo do tempo. No entanto, o papel sofre um processo natural de envelhecimento que é inevitável.

Se não forem bem cuidados, os livros podem acabar danificando com o tempo. Mas, com alguns cuidados simples, é possível evitar problemas e desacelerar o processo de degradação do papel.

13 dicas para conservar melhor seus livros

Confira abaixo 13 dicas que ajudam a manter os seus livros conservados por mais tempo.

1. Limpe seus livros regularmente

Se seus livros costumam acumular poeira, o ideal é limpá-los a cada 6 meses ou, no máximo, uma vez por ano. Tire todos os livros da estante e limpe cada um deles com um pano seco, um pincel ou um aspirador de pó e aproveite para limpar também a estante. Depois pode guardá-los novamente no lugar.

2. Posicione os livros na vertical

Se os livros forem empilhados na posição horizontal, o peso deles pode danificar a lombada dos que ficam embaixo da pilha. Caso não tenha como colocá-los na vertical, evite deixar muito peso em cima deles e coloque os mais pesados na parte de baixo.

3. Não deixe os livros apertados na estante

Deixá-los muito apertados também contribui para danificar a lombada. O ideal é deixar um pequeno espaço entre eles, o suficiente para poderem ser retirados facilmente.

4. Nunca deixe os livros encostados na parede

Sempre deixe um pequeno espaço entre a estante e a parede. Algumas paredes guardam umidade que podem passar para os livros e mofá-los.

5. Não abra o livro completamente

Abrir o livro em um ângulo muito grande pode forçar e até quebrar a lombada dele. O ideal é abri-lo em cerca de 90 graus durante a leitura.

6. Não coloque clipes metálicos

Clipes metálicos podem enferrujar com o tempo e deixar manchas permanentes de ferrugem no papel.

7. Manuseie os livros com as mãos limpas

A oleosidade e a sujeira das mãos podem acelerar o processo de decomposição do papel. Sempre que possível, lave ou limpe as mãos antes de manusear os livros.

8. Não embale os em plásticos

Muitas pessoas embalam seus livros em plástico para evitar que eles peguem poeira ou umidade. No entanto, o papel precisa "respirar" e deixá-los embalados impede esse processo e com o tempo suas folhas podem ficar amareladas e quebradiças, além de favorecer a retenção de umidade e o aparecimento de fungos.

9. Evite usar fitas adesivas ou cola

Durex, fitas adesivas, e colas brancas contêm substâncias químicas em sua composição que alteram o PH do papel, causando manchas e degradação ao longo do tempo.

10. Não dobre as páginas

Dobrar páginas danifica as fibras do papel. Se desejar marcar páginas, prefira usar marcadores apropriados.

11. Evite comer perto dos livros

Restos de alimentos podem cair sobre as páginas, manchar ou atrair insetos, como traças e baratas e até roedores.

12. Não use a orelha do livro como marcador

Usar a orelha do livro para marcar as páginas pode amassar ou até danificar a capa. Use marcadores próprios, pedaço de papel ou até um cartão. 

13. Evite puxar o livro pela parte superior da lombada

Puxar o livro dessa forma pode provocar o rompimento da sua lombada. O ideal é que haja um espaço entre os livros para que seja possível puxá-lo pelo meio da lombada.

Essas são apenas algumas dicas. Pois, cada pessoa tem seus próprios hábitos com os livros  - algumas gostam de escrever nas páginas, outras de dobrar folhas - e tudo bem! Cada leitor é livre para manusear seus livros da forma como preferir.

No entanto, seguindo esses cuidados, é possível conservar os livros por mais tempo, com o mínimo de danos possível.

Se você gostou dessas dicas de como cuidar melhor dos seus livros, continue acompanhando o blog - sempre tem conteúdo bacana sobre leituras por aqui! 🙂


Leia também: 

2 comentários: