sexta-feira, 7 de junho de 2019

Como salvar um livro molhado: 5 dicas para evitar danos maiores

Quem ama livros quer que eles fiquem protegidos e durem bastante tempo. Mas, às vezes, acidentes acontecem, e um dos mais comuns é o livro acabar molhando. 😢 

Quando isso acontece, a primeira coisa que a gente pensa é em colocar o livro no sol. Isso até ajuda a secar, mas o livro vai ficar todo marcado e com as páginas onduladas.

A boa notícia é que há outras formas de secar o livro, causando o mínimo de danos possível.

Foto: Pixabay

Como salvar um livro molhado

Para ajudar nessa situação, separei algumas dicas do que fazer para salvar um livro molhado. Se isso acontecer com o seu, não se desespere! Siga essas 5 dicas, porque é possível salvá-lo e evitar que danos maiores ocorram.  😉

1. Retire o excesso de água da parte externa

Para isso, será necessário usar papel toalha. Se não tiver pode usar papéis semelhantes, como guardanapo, papel higiênico e lenços de papel. Passe papel toalha delicadamente na capa do livro, para enxugar um pouco. Em seguida, coloque-o em pé em cima de mais papel toalha para a água escorrer.

2. Retire o excesso de água da parte interna

A cada 10 ou 20 páginas, coloque uma folha de papel toalha entre elas e deixe o livro em repouso por um tempo. O papel irá absorver o excesso de água. Se o livro estiver muito molhado, retire os papéis e substitua-os por novos. Repita o processo quantas vezes for necessário.

3. Coloque um peso sobre o livro

Coloque novas folhas de papel toalha dentro do livro e bote um peso em cima dele (como outro livro grande ou um objeto reto e pesado). Deixe-o assim por um tempo. Isso ajuda a evitar que as páginas fiquem com ondulações.

4. Use um ventilador para ajudar na secagem

Coloque o livro em pé, com as páginas abertas em um ângulo de 90°, em frente a um ventilador ligado e deixe até que o livro esteja totalmente seco. Dependendo da umidade do livro, isso pode demorar algumas horas ou até um dia.

5. Coloque um peso em cima do livro novamente

Após o livro secar completamente, coloque um peso em cima do livro novamente e deixe as páginas bem comprimidas. Deixe-o assim entre 24 e 48 horas. Isso vai ajudar a deixar as páginas mais retas e diminuir as ondulações.  

Seguindo essas dicas, de preferência nessa ordem, é possível recuperar o livro. Ele não vai ficar exatamente como novo, mas realizando todas as etapas com cuidado, você salva seu livro, deixando-o com o mínimo de danos possível.

Você já passou por uma situação com essa? O que você fez? Me conta nos comentários! Se gostou da dica, continue acompanhando o blog. Em breve voltamos com mais dicas de cuidados com os livros.

Leia também: 

Como conservar livros: 13 dicas essenciais para cuidar bem dos seus exemplares

Nenhum comentário:

Postar um comentário