quarta-feira, 25 de novembro de 2020

6 livros que falam sobre livros, leitores, bibliotecas, livrarias

Eu adoro quando eu tô lendo e os livros aparecem na história. Então eu trouxe dicas de seis livros nos quais os livros aparecem de alguma forma.

quinta-feira, 9 de julho de 2020

Resenha: O Livro das Religiões - Jostein Gaarder, Victor Hellern e Henry Notaker

Titulo: O Livro das Religiões
Autores: Jostein Gaarder, Victor Hellern e Henry Notaker
Editora: Companhia de bolso
Gênero: Não Ficção
Ano de publicação: 1999
Ano da edição: 2005
Páginas: 335



O Livro das Religiões é uma obra de não ficção que traz um resumo, explicando a respeito das principais religiões existentes ao redor do mundo, como cristianismo, judaísmo, islamismo, budismo, espiritismo, religiões afro-brasileiras, entre outras.

Assim, o livro vai nos apresentando cada uma delas, explicando sua origem, sua evolução ao longo do tempo, suas principais crenças, seus deuses ou lideres, além de outros fatos importantes.

terça-feira, 12 de maio de 2020

Como conservar melhor seus livros: mais 8 dicas importantes


Há um artigo aqui no blog com algumas dicas de como conservar melhor os livros. Confira aqui: Como conservar livros: 13 dicas essenciais para cuidar bem dos seus exemplares

Se você quer aprender melhor como conservar seus livros, confira o artigo anterior e leia essas próximas dicas.

1. Jamais umedeça os dedos para virar as páginas

A saliva é ácida e pode danificar o papel do livro. Além disso, se o livro for muito antigo ou estiver com alguma contaminação, pode até trazer riscos à sua saúde.

2. Evite deixar papéis, marcadores ou outros objetos dentro do livro

Quando terminar de ler o livro, tire papéis ou marcadores de páginas que estejam soltos dentro dele, pois com o tempo esses objetos podem causar marcas ou manchas em suas páginas.

3. Evite tirar cópias de livros encadernados

Fazer fotocopias do livro, pode danificar a encadernação e até as páginas.

4. Evite escrever nos livros

Algumas pessoas adoram escrever nos livros, mas o ideal é não fazer isso, esse ato pode ocasionar manchas irreversíveis no papel. Se gosta de escrever, prefira fazê-lo a lápis. Outra opção é o uso de post-its, que são papéis fininhos que ficam colados e permitem você anotar neles sem danificar as páginas.

5. Nunca deixe os livros expostos à luz solar

A luz solar em contato com os livros pode fazer com que apareçam manchas, desbotamentos na capa ou até deixar o papel enfraquecido.

6. Não guarde livros em caixas fechadas

O ideal é deixá-los em um local arejado, pois o papel precisa "respirar", caso contrário, isso pode favorecer o surgimento de manchas amareladas, de mofo ou até o aparecimento de traças e insetos.

7. Não deixe plantas perto de seus livros

Plantas liberam umidade e isso pode ocasionar o aparecimento de mofos.

8. Se for levar o livro na bolsa use uma capa protetora de tecido.

Vai evitar que o livro possa ser manchado, arranhado  ou danificado pelos objetos de dentro da bolsa.

Lembrando que essas são apenas dicas, você pode usar seus livros da maneira que preferir. Mas seguindo esses cuidados, eles vão ficar conservados por mais tempo. Gostou das dicas? Você conhece outra dica bacana? Me conta nos comentários!

Leia também:

⇒ Como conservar livros: 13 dicas essenciais para cuidar bem dos seus exemplares

sexta-feira, 17 de abril de 2020

10 Curiosidades sobre a vida e a obra de Clarice Lispector


Clarice Lispector nasceu na aldeia de Chechelnyk, região da Podólia que hoje fica na Ucrânia em 10 de dezembro de 1920 e faleceu no Rio de Janeiro em 9 de dezembro de 1977. Foi jornalista e escritora e hoje é considerada uma das maiores autoras brasileiras do século XX.

segunda-feira, 6 de abril de 2020

TAG: Biblio o quê?



Eu vi essa Tag em um vídeo do canal Prateleira de cima do Youtube. Como eu faço biblioteconomia e sou apaixonada por livros e leitura, eu achei a minha cara e quis responder também. 😊

terça-feira, 24 de março de 2020

7 escritores que já usaram pseudônimos

Muitos escritores já publicaram ou publicam seus livros usando pseudônimos, em alguns casos para esconder sua verdadeira identidade ou até com outras intenções. Hoje eu vim contar a respeito de alguns dele.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Resenha: Cazuza - Só as Mães São Felizes - Lucinha Araujo

Titulo: Cazuza - Só as Mães São Felizes
Autor: Lucinha Araujo (Depoimento à Regina Echeverria)
Editora: Globo Livros
Gênero: Biografia
Ano: 2016
Páginas: 379


Cazuza: Só as Mães São Felizes se trata da biografia de Agenor de Miranda Araujo Neto, popularmente conhecido como Cazuza, um grande cantor e compositor brasileiro.

Foi escrito em primeira pessoa por Lucina Araujo, mãe de Cazuza, a partir de um depoimento que ela deu para a jornalista Regina Echeverria. Foram mais de 20 horas de gravação, dando como resultado esse livro.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

2 escritores que podem não ter existido

Hoje eu vim falar de algumas teorias que surgiram a respeito de dois escritores mundialmente conhecidos por suas grandes obras.  Os autores são William Shakespeare e Homero. Teorias dizem que eles podem não ter existido e não são os autores reais dos livros que possuem seus nomes. 

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Resenha: Orgulho e Preconceito - Jane Austen

Título: Orgulho e Preconceito
Autor: Jane Austen
Editora: Pé da letra
Gênero: Romance
Ano de publicação: 1813
Ano da edição: 2018
Páginas: 240


Orgulho e Preconceito é um romance escrito em 1797 e publicado em 1813. A história se passa na Inglaterra, na aldeia de Meryton, um lugar fictício, no início do séc. XIX.

Inicialmente nós conhecemos a família Bennet que vive em sua propriedade conhecida como Longbourn e é formada pelos Sr. Bennet, a Sra. Bennet e suas 5 filhas: Jane, Elizabeth, Mary, Kitty e Lydia. Delas a que recebe mais destaque na história é Elizabeth Bennet, também conhecida ao longo da história como Lizzie, Eliza e Senhorita Bennet.

sábado, 8 de fevereiro de 2020

Machado de Assis: 12 Curiosidades sobre o Bruxo do Cosme Velho

Joaquim Maria Machado de Assis nasceu no Morro do Livramento, no Rio de Janeiro, em 21 de junho de 1839 e faleceu em 29 de setembro de 1908. Ficou conhecido com o nome Machado de Assis e é considerado um dos mais importantes escritores brasileiros.

Confira algumas curiosidades sobre o escritor.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Resenha : A viagem de Théo: o romance das religiões - Catherine Clement

Título: A viagem de Théo: O romance das religiões
Autor: Catherine Clément
Editora: Companhia de bolso

Ano de publicação: 1997
Ano da edição: 2007
Páginas: 688


Sinopse: A Viagem de Théo -- Romance das Religiões -- Com um conhecimento profundo do tema e uma viva imaginação narrativa, Catherine Clément nos faz viajar na companhia de Théo e Marthe -- ele, um adolescente que vive enfiado nos livros e sofre de uma doença grave; ela, uma mulher cosmopolita que esbanja vitalidade. Juntos eles saem em peregrinação, visitando os principais santuários e centros religiosos do mundo, inclusive no Brasil, e descobrem os fundamentos históricos e espirituais de cada uma das grandes religiões. (Fonte: Skoob)


A Viagem de Théo é um romance escrito por Catherine Clément que conta a história de Théo, um adolescente de 14 anos que vive em Paris. Ele gosta muito de ler e passa o tempo que pode em meio aos livros, aprendendo sobre os temas de seu interesse. 

Um dos temas que gosta de conhecer é sobre religiões, pois seus pais optaram por criá-lo, assim como a seus irmão sem nenhuma religião específica, para que no futuro eles pudessem escolher se queriam seguir alguma.