Joaquim Maria Machado de Assis nasceu no Morro do Livramento, no Rio de Janeiro, em 21 de junho de 1839 e faleceu em 29 de setembro de 1908. Ficou conhecido com o nome Machado de Assis e é considerado um dos mais importantes escritores brasileiros.
Confira algumas curiosidades sobre o escritor.
1. Viveu a infância no subúrbio do Rio de Janeiro
Nasceu no Morro do Livramento, no Rio de Janeiro, em uma família humilde que era descendente de ex-escravos e lá viveu sua infância.
2. Foi criado pela madrasta
Quando tinha 6 anos perdeu a irmã mais nova. Em 1849, aos 10 anos perdeu a mãe. Em 1854 seu pai casou novamente com Maria Inês. Com isso, Machado acabou sendo criado por sua madrasta. Ela foi como uma segunda mãe para ele.
3. Teve outras profissões antes de ser escritor
Já foi caixeiro de livraria, tipógrafo e revisor. Na juventude vendia doces feitos pela madrasta e engraxava sapatos. Depois acabou se tornando funcionário público, jornalista e cronista.
4. Não se sabe se ele frequentou regularmente a escola
Naquela época os estudos eram mais difíceis para as famílias mais humildes, como a de Machado de Assis. Ele sabia ler e escrever desde a infância, porém não se sabe se frequentou a escola regularmente.
5. Sofreu preconceitos
Sabe-se que Machado de Assis era mulato e na época em que ele viveu os preconceitos raciais eram muito frequentes. Além disso, tinha alguns problemas de saúde, era gago e epiléptico. Isso também contribuiu para que fosse vítima de preconceitos.
6. Era descendente de ex-escravos
Seu avô paterno foi escravo e trabalhava como pintor de parede. Posteriormente conseguiu sua liberdade.
7. Já sou pseudônimos
Ao longo da sua carreira de jornalista e cronista chegou a usar cerca de 21 pseudônimos diferentes. Alguns dos que ele já usou foram Dr. Semana, Gatinho Preto, Boas Noites, Lelio, Eleazar, Manassés, Gil e Sileno.
8. Foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras
Ajudou a fundar a Academia Brasileira de Letras (ABL) em 1897, nela ocupava a cadeira 23 e acabou se tornando o Primeiro Presidente da instituição.
9. Era fluente em inglês, francês e alemão
Aprendeu francês com um padeiro e estudando sozinho aprendeu alemão e inglês.
10. Foi um importante tradutor
Como era fluente em outras línguas, acabou traduzindo importantes obras como, O corvo de Edgar Allan Poe e Os trabalhadores do Mar de Victor Hugo.
11. Tinha o apelido de Bruxo do Cosme Velho
Recebeu esse apelido de seus vizinhos, pois dizem o escritor queimou algumas cartas em um caldeirão em sua casa na Rua do Cosme Velho. O poeta Carlos Drummond de Andrade que era um grande fã de Machado escreveu um poema em sua homenagem chamado A um bruxo com amor e o apelido acabou se popularizando.
12. Foi jogador de xadrez
Ele adorava jogar xadrez e chegou até a participar do Primeiro campeonato de xadrez do Brasil e ficou em 3 lugar. Hoje as peças que ele usou estão em exposição na Academia Brasileira de Letras.
Machado de Assis deixou uma obra e um legado muito importantes para a literatura brasileira. Sua marca e influência continuam até hoje na literatura. Essas foram algumas curiosidades a respeito dele.
Dica extra
⇒ Se você gostou das curiosidades eu recomendo que assista esse vídeo feito pela editora Antofágica a respeito do autor.
Já conhecia esses ou sabe de outros fatos curiosos sobre Machado de Assis? Deixa aí nos comentários e até mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário