segunda-feira, 30 de junho de 2025

Resenha: A Biblioteca Desaparecida: Histórias da Biblioteca de Alexandria - Luciano Cânfora

Banner do livro A Biblioteca Desaparecida de Luciano Canfora sobre a Biblioteca de Alexandria

A Biblioteca Desaparecida: Histórias da Biblioteca de Alexandria é um livro do escritor e historiador italiano Luciano Cânfora publicado em 1986.

Esse livro apresenta várias histórias interessantes sobre a Biblioteca de Alexandria que foi uma das maiores e mais importantes bibliotecas da Antiguidade. Localizada no Egito, ela funcionou por cerca de 600 anos.

A obra traz relatos tanto sobre a Biblioteca de Alexandria, como sobre outras bibliotecas da Antiguidade, como a de Pérgamo que era uma espécie de rival dela. O pergaminho foi criado nesse período como alternativa ao papiro egípcio que estava com acesso mais difícil na Biblioteca de Pérgamo.

quarta-feira, 25 de junho de 2025

Resenha: Crônica de uma Morte Anunciada - Gabriel García Márquez

Crônica de uma Morte Anunciada, de Gabriel García Márquez

Crônica de uma morte Anunciada
é um livro do escritor colombiano Gabriel García Márquez, publicado em 1981. Embora seja um romance, é escrito como se fosse um texto jornalístico, com elementos que lembram literatura policial. 

A história gira em torno do assassinato de Santiago Nasar, morto pelos irmãos gêmeos Pedro e Pablo Vicário. A irmã deles, Ângela Vicário, afirmou que Santiago havia tirado a virgindade dela. Ela estava noiva e prestes a se casar com outro homem. Após saber que ela não era mais virgem, o noivo a devolveu aos pais. Os irmãos decidiram então "limpar" a honra da irmã cometendo o crime.

Na época em que se passa a história, perder a virgindade antes do casamento era visto como algo muito sério que manchava a honra da moça e da família. Fatos como esse, e outros do livro, podem levantar muitas reflexões sobre os costumes da época.

quinta-feira, 19 de junho de 2025

Resenha: A Valsa Eterna - Evezel

Banner A Valsa Eterna, de Evezel

A Valsa Eterna
é o segundo  livro do escritor brasileiro e Youtuber conhecido como Evezel, do canal Quarto dos Gêmeos. Foi lançado em 2018.

A história começa em um plano espiritual do universo, A Tribuna do Absoluto, onde vivem o Dharma e o Karma. Uma pessoa acaba de chegar a esse lugar e vai ser julgada para saber se vai reencarnar no mundo dos humanos ou no mundo dos Deuses, passando a fazer parte dos construtores do universo. 

segunda-feira, 9 de junho de 2025

Resenha: Noites Brancas - Fiódor Dostoiévski

Imagem de São Petersburgo à noite
Imagem de São Petersburgo à noite

Noites Brancas é um romance publicado em 1848 pelo escritor russo Fiódor Dostoiévski. É considerada a obra mais romântica do autor, que ficou conhecido por abordar temas mais duros em seus livros como sofrimentos, culpa, pobreza, violência, política, solidão, questões psicológicas, entre outros. 

Esses temas aparecem principalmente nas obras escritas após a prisão do autor, que ocorreu entre 1849 e 1959. Nesse período, ele foi condenado a quatro anos de trabalho forçado e a seis anos de serviço militar por discordar do czar Nicolau I da Rússia. Noites Brancas, no entanto, foi escrito antes desse período.

O título Noites Brancas faz referência a um fenômeno astronômico no qual o sol não se põe totalmente, deixando as noites claras, como se ainda fosse dia. Isso é comum na Europa durante o verão, especialmente em São Petersburgo, cidade onde passa a história do livro.

terça-feira, 3 de junho de 2025

Resenha: A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken - Jostein Gaarder e Klaus Hagerup

Banner do livro A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken, de Jostein Gaarder e Klaus Hagerup

A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken
é um livro infantojuvenil escrito pelos autores noruegueses Jostein Gaarder e Klaus Hagerup. É uma obra que fala sobre livros e o amor que algumas pessoas têm por eles. 

A trama se desenvolve a partir da troca de cartas entre duas crianças, os primos Nils e Berit, que vivem em cidades diferentes da Noruega, ele em Oslo e ela em Fjærland. Eles decidem comprar um caderno e trocar cartas através dele.

Nils vai à livraria comprar um caderno e vê uma mulher estranha olhando para os livros e... babando. Isso chama tanto a atenção dele que ele comenta o fato com sua prima logo na primeira carta do caderno. Berit fica muito curiosa, pois, estranhamente, viu a mesma mulher em sua cidade.