Crônica de uma morte Anunciada é um livro do escritor colombiano Gabriel García Márquez, publicado em 1981. Embora seja um romance, é escrito como se fosse um texto jornalístico, com elementos que lembram literatura policial.
A história gira em torno do assassinato de Santiago Nasar, morto pelos irmãos gêmeos Pedro e Pablo Vicário. A irmã deles, Ângela Vicário, afirmou que Santiago havia tirado a virgindade dela. Ela estava noiva e prestes a se casar com outro homem. Após saber que ela não era mais virgem, o noivo a devolveu aos pais. Os irmãos decidiram então "limpar" a honra da irmã cometendo o crime.
Na época em que se passa a história, perder a virgindade antes do casamento era visto como algo muito sério que manchava a honra da moça e da família. Fatos como esse, e outros do livro, podem levantar muitas reflexões sobre os costumes da época.
O narrador da história é um personagem que não revela seu nome, mas conta que é amigo de infância de Santiago e primo de Ângela e dos gêmeos. As famílias de todos eles são muito próximas e vivem em um vilarejo da Colômbia cujo nome não é apresentado.
Vinte anos após o acontecido, o narrador decide voltar ao vilarejo para conversar com pessoas e tentar entender melhor o que aconteceu, pois ele não está convencido de que foi Santiago que desvirginou sua prima.
A narrativa cobre o último dia de Santiago, desde a madrugada do dia anterior até o seu assassinato. Sua morte já é anunciada na primeira frase do livro.
"No dia em que o matariam, Santiago Nasar levantou-se às 5h30m da manhã para esperar o navio em que chegava o bispo."
A história não é contada em ordem cronológica. O tempo vai e volta, no passado e no presente. O livro é construído pela fala do narrador e pelo depoimento dos moradores da cidade. Isso deixa a trama com um ar mais jornalístico.
Um dos pontos mais marcantes é que ao decidir cometer o crime, os gêmeos Vicário anunciaram para toda a cidade que matariam Santiago. Todos ficaram sabendo, mas ninguém fez nada para ajudá-lo.
Mesmo o livro já revelando de início qual o crime vai acontecer, como e porque, ele deixa a gente com muitos questionamentos e até com certa angustia, torcendo para que alguém faça alguma coisa para ajudar Santiago.
Crônica de uma Morte Anunciada é um livro muito bom. Apesar de ser uma história curta e simples comparada com Cem Anos de Solidão (outra obra do autor, mais densa e um dos melhores livros que eu já li), consegue mexer muito com a gente. É envolvente, inquietante e muito bem escrita.
Eu gostei muito da leitura de Crônica de uma Morte Anunciada. É uma ótima opção para quem quer começar a ler Gabriel García Márquez, mas não quer ir direto para Cem Anos de Solidão. Essas são as duas únicas obras do autor que eu li e valem muito a pena conhecê-las.
📚 Compre Crônica de uma Morte Anunciada na Amazon
Autor: Gabriel García Márquez
Nenhum comentário:
Postar um comentário