segunda-feira, 30 de junho de 2025

Resenha: A Biblioteca Desaparecida: Histórias da Biblioteca de Alexandria - Luciano Cânfora

Banner do livro A Biblioteca Desaparecida de Luciano Canfora sobre a Biblioteca de Alexandria

A Biblioteca Desaparecida: Histórias da Biblioteca de Alexandria é um livro do escritor e historiador italiano Luciano Cânfora publicado em 1986.

Esse livro apresenta várias histórias interessantes sobre a Biblioteca de Alexandria que foi uma das maiores e mais importantes bibliotecas da Antiguidade. Localizada no Egito, ela funcionou por cerca de 600 anos.

A obra traz relatos tanto sobre a Biblioteca de Alexandria, como sobre outras bibliotecas da Antiguidade, como a de Pérgamo que era uma espécie de rival dela. O pergaminho foi criado nesse período como alternativa ao papiro egípcio que estava com acesso mais difícil na Biblioteca de Pérgamo.

Entre os fatos narrados, está o de Neleu, que foi aluno de dois filósofos, Aristóteles e Teofrasto, e herdou os livros deles após suas mortes. As bibliotecas de Alexandria e de Pérgamo queriam os livros para seus acervos, mas Neleu e seus herdeiros esconderam os volumes mais valiosos

Outro ponto de destaque é Calímaco, um importante bibliotecário de Alexandria, que criou o primeiro catálogo bibliográfico da história, organizado por assuntos e por autores em ordem alfabética.

O autor também aborda os incêndios, saques e atos de vandalismos que contribuíram para o fim dessa grande biblioteca.

Para construir a obra, Luciano Cânfora usa como base a literatura que existe sobre o tema. Ele cita diversos autores antigos que já escreveram a respeito, apresentando diferentes versões e interpretações dos fatos. Alguns fatos sobre a Biblioteca de Alexandria ainda são incertos e os autores divergem em suas versões.

Eu confesso que tive dificuldade de entender algumas partes do livro. Acredito que quem tem conhecimentos de história antiga ou já leu outras obras sobre a Biblioteca de Alexandria vai entender melhor.

Não é uma leitura tão fácil, mas para quem gosta do tema, é muito interessante e vale a pena a leitura. Com certeza eu vou querer reler no futuro para compreender melhor alguns pontos.

No geral, eu gostei bastante de A Biblioteca Desaparecida: Histórias da Biblioteca de Alexandria. É uma obra bem rica e cheia de curiosidades sobre o mundo antigo e sobre o valor dos livros e do conhecimento.

Infelizmente é um livro esgotado, mas ainda é possível encontrar em sebos e em sites como Estante Virtual.

Capa do livro A Biblioteca Desaparecida de Luciano Canfora sobre a Biblioteca de Alexandria
Título: A Biblioteca Desaparecida: Histórias da Biblioteca de Alexandria
Título original: La Biblioteca Scomparza
Autor: 
Luciano Cânfora
Tradutor: Federico Carotti
Editora: Companhia das Letras
Gênero: Não ficção
Páginas: 195
Ano de publicação: 1986
Ano da edição: 1989

Nenhum comentário:

Postar um comentário