Fortaleza, poéticas do passado: antologia é uma coletânea de textos de diversos autores organizados por Francisco Silva Cavalcante Junior. É uma seleção de poemas, contos, crônicas e ensaios. Neles, os autores contam histórias, compartilham seus sentimentos e lembranças da Fortaleza antiga. Alguns viveram suas infâncias em Fortaleza e relatam suas memórias de infância, de brincadeiras e expressam seu amor pela cidade.
Assim, os textos vão mostrando um pouco da história, da cultura e do cotidiano da cidade do passado.
Eles falam sobre alguns lugares históricos e importantes da cidade, como a Praça do Ferreira, o Passeio Público, o Farol do Mucuripe, a Praia de Iracema, o Forte Schoonenborch, as Mangueiras da Gentilândia, entre outros.
Eu sou de Fortaleza e alguns desses lugares eu já pude conhecer, porque continuam aqui hoje. Mas outros não. Mesmo não tendo conhecido algumas coisas citadas no livro, foi muito bom saber como era minha cidade no passado, quando eu ainda nem existia.
Foi uma ótima experiência de leitura. Eu recomendo para todo mundo que vive em Fortaleza ou para quem quer conhecer mais sobre a cidade. Vale a pena a leitura.
A obra Fortaleza, poéticas do passado: antologia pode ser adquirida direto com a Editora UFC, através do Whatsapp.
Sinopse: A relação com a cidade vê-se confrontada por mudanças profundas nas sensibilidades e mentalidades. Desprovidos de vínculos afetivos com Fortaleza, seremos capazes de suportar os ajustes no tecido social e no capital cultural dos nossos projetos citadinos? Questionando-se acerca das possibilidades de recuperar o lugar do amor pela cidade, esta antologia inaugura a coleção Fortaleza 300 anos, buscando compreender a biografia e os afetos da cidade de Fortaleza registrados em textos ensaísticos, geográficos, históricos e literários de autores de um tempo passado. Aqui estão reunidos memórias, pensamentos e sentimentos de Adauto Gondim, Airton Monte, Aluízio Medeiros, Artur Eduardo Benevides, Blanchard Girão, Caio Porfírio Carneiro, Cláudia Régia, Eduardo Campos, Eduardo Fontes, Filgueiras Lima, Francisco Carvalho, Herman Lima, Jáder de Carvalho, Jorge Tufic, José Luís Lira, Lauro Ruiz de Andra de, Linhares Filho, Luciano Maia, Lustosa da Costa, Martins d’Alvarez, Milton Dias, Moreira Campos, Mozart Soriano Aderaldo, Otacílio de Azevedo, Raimundo Girão, Túlio Monteiro e Vera Lúcia Moraes. (Fonte: Editora UFC)


Nenhum comentário:
Postar um comentário